terça-feira, agosto 26, 2003

ASSIM VÃO AS GLÓRIAS DO TUNING – Parte II (é melhor ler primeiro a outra)

Boas noites, portugueses e portuguesas
Geograficamente falando, o.... Espera aí!!! Com que então, tenho que mudar a minha saudação ao auditório deste ciber-pasquim?!!! Já comecei a ouvir bocas reaccionárias denunciando um suposto guterrismo recalcado neste meu endereçar à Nação... Gentinha...Bem, voltemos à descontrução do fenómeno tuning , deixada em banho-maria desde a nossa última amena cavaqueira.

Onde é que eu ia...? Ah, ok... Geograficamente falando, o fenómeno social em análise começou por se evidenciar principalmente nas grandes metrópoles e respectivos subúrbios. Não bastavam já todas as outras doenças sociais, ainda tivemos que aprender a gramar mais uma...No entanto, a "ideologia do boné e da suspensão rebaixada" acabou por se disseminar até aos meios rurais, sendo que mesmo o lugarejo mais remoto terá –além do clássico bar de alterne- um "tunerzito". Por "tunerzito" não se entende nenhuma subespécie de "tuner" anão, mas sim um entusiasta de alma e coração, mas tristemente limitado por condicionantes financeiras. Trata-se de um zelota irredutível, que não se deixa desanimar pela adversidade: tem que "kitar" qualquer coisa no seu veículo, nem que seja o ambientador do habitáculo...Claro está, com aroma a pinho ou maçã "racing", encimando a incontornável imagem de Nossa Senhora.

O que move estes peregrinos em busca da Jerusalém do Alcatrão ou da Área de Serviço Eterna? Uma das explicações possíveis é mais previsível que o final dos "filmes-pipoca-para-toda-a-família" (1) das tardes do fim-de-semana: miúdas. Porém, como vamos ver já de seguida, essa explicação tem qualquer coisa de paradoxal. Se pararmos um minuto para contemplar a fauna do sexo feminino que povoa o universo destes "chaimites-com-saias-de-plástico", veremos que essa hipótese se esvai mais rapidamente que os croquetes e martinis que são servidos nos casamentos, enquanto os noivos acabam de tirar aquelas fotografiazinhas apaixonadas (2) para a posteridade.

Em abono da verdade, as meninas que –regra geral- ocupam o lugar do pendura, não são propriamente um expoente de beleza. Feitas as contas, é muitas vezes necessário juntar vários especimens, por forma a conseguir reunir um exemplar de dentição completa...A boca em forma de "baliza" de formato anatómico, oferece um mundo de possibilidades não negligenciáveis ao "tuner" (3). Importa no entanto frisar que há algumas ovelhas tresmalhadas no meio deste aterro de metal e plástico, meia dúzia de miúdas giras muito mal empregues. Mas enfim, há gostos para tudo. Se há quem aprecie verter cera quente sobre os próprios mamilos, porque não...? Tudo vale a pena, como dizia o poeta.

(1) Estes atentados audiovisuais passam-se inevitavelmente numa colónia de férias à beira de um qualquer lago nos "Estates" , com canoas, pinheiros e uma estudante estrangeira com um deslumbrante suporte peitoral. Como se de um bolo de iogurte se tratasse, estas películas açucaradas contêm incontornavelmente os seguintes condimentos: um puto estúpido, um cão traquina (amigo do puto estúpido) e um atrasado mental que faz de mau da fita, a quem acontece tudo e mais alguma coisa.
(2) Estes momentos azul-e-ouro têm uma banda sonora muito própria, desta feita caracterizado por expressões do género "Ora venha de lá mais um beijinho...click, click", "Agora olhe para a noiva...isso...click...Tente sorrir, por amor de Deus...!!! Click". Noutra esfera, poderemos encontrar casualmente o melífluo despique, em jeito de relato futebolístico:
"-Eu é que gosto mais de ti, coração!!" – dribla a senhora vestida de branco.
"Não, eu é que gosto mais, minha nuvem de algodão-doce!!" – contra-ataca o noivo.
"SOU EU QUEM GOSTA MAIS, MEU TORRÃOZINHO DE ALICANTE!!! E SE NÃO TE CALAS IMEDIATAMENTE, LOGO À NOITE VAI HAVER TRABALHO DE CASA PARA O TEU BÍCIPE DIREITO!!!" Remate cirúrgico, sem a mínima hipótese de defesa. Golo da noiva.

(3) Sobre estas sinergias dentárias, vide Silva, Pedro Da boca balizeira e outras reflexões transcendentais
Dedico estas breves linhas à minha amiga Pica, senhora de dois poderosos braços e de um ainda mais portentoso sentido de humor. Não perca o último episódio da Trilogia Tuning, no sítio do costume.

Sem comentários:

Baú