quinta-feira, agosto 21, 2003

"E O NECAS QUE JULGOU QUE ERA CANTORA..."
Boas noites, portugueses e portuguesas
A minha breve ausência deste fórum esteve directamente relacionada com uma agradável estadia numa estância hoteleira da capital. Coisa barata e requintada, com uma excelente vista para os cacilheiros. Serviço de quartos esmerado. Cinco estrelas. A bem dizer, estive a fazer umas mini-férias nos Cuidados Intensivos do São Francisco Xavier, fruto de um amistoso "tête-à-tête" com um grupo de admiradores desse Belzebu-do-bigodinho, o senhor Abrunhosa.
Antes de começar o fogo-de-artifício, queria só dizer que estou a pensar criar um "Correio do Leitor", publicando os comentários de quem assim o quiser. Claro está, se eu não gostar do teor das bocas, tenho a faca e o flamengo na mão...Bem-aventurada essa instituição salazarenta que é a censura, santa padroeira das entes com poderes editoriais.
Então não é que fui acusado de praticar um "linguajar requintado de p**a de 5 contos"? A bem dizer, não faço ideia dos honorários praticados pelas profissionais do ramo, embora tenha uma ideia muito concreta do requinte e sofisticação do latim empregue pelas mesmas. Prometo desde já corrigir essa lacuna imperdoável numa próxima edição. Ai, o que eu não faço pelo meu auditório, valha-me Deus... Agora que falamos nisso, caso viesse a arrendar o meu real coiro, nunca cobraria menos de trinta milenas. No mínimo. Para que conste.
Isto faz-me lembrar a única vez em que fui abordado, na Avenida da Liberdade, às três da manhã, numa gélida noite de Dezembro. Ah, e as folhas caíam. Sucede que uma senhora de vestes minimalistas se acerca da minha pessoa e –mercê de um marketing directo e agressivo- se propôs embaciar as lentes dos meus óculos através de um método bestialmente original. E vamos ficar por aqui, enquanto ainda me restam pelo menos dois vinténs de pudor. Adianto apenas que fiquei perturbado com a simples visualização mental da proposta e ainda hoje tenho pesadelos horríveis, onde um Gremlin de "tigresse" e peruca loura (ou seria a Odete Santos...? já não me lembro) me tenta lançar um jacto de vapor de água à cara. Acordo a suar, apressando-me a verificar se as minhas lentes ainda conservam a sua virginal transparência...
Mas chega de conversa sobre mulheres da vida, porque este é um blogue de boas famílias e estrutura moral férrea, fazendo questão de se pautar por um conteúdo edificante e promotor de sólidos e intransigentes valores tradicionais. E prometo que nesta tribuna, a língua portuguesa, o regime monárquico e os demais baluartes da Nação serão sempre...Eh, pá!! O que é que se passou aqui?! Está visto que o espírito de direita que há em mim voltou a fazer das suas. Enfim, já passou, graças ao meu kit de emergência: uma foice e um martelito de madeira, prontinhos a sanar qualquer exuberância direitista. No entanto, rapaziada, quero deixar um sério aviso à navegação: cuidado ao abrir essa tenebrosa porta dimensional e trazer cá para fora o Paulo Portas que há em cada um de vós; com efeito, estudos recentes comprovam que sete em cada dez portugueses passam subitamente a ganhar uma especial apetência por chiffon e plumas, calcorreando esses cabarets lisboetas como glamorosas e sedutoras Rainhas da Noite. Atrevo-me a citar o Sérgio Godinho, na sua "Lisboa que amanhece":

"E o Necas que julgou que era cantora, que as dádivas da noite são eternas...
Mal chega a madrugada, tem que rapar as pernas,
Para que o dia não traia
Dietriches que não foram nem Marlenes..."

Entre duas simpáticas notícias envolvendo homicídios entre famílias ciganas e tráfico de órgãos, li no Correio da Manhã que se espera um "baby-boom" no Canadá, daqui a coisa de nove meses. Está-se mesmo a ver: culpa do apagão. Se a moda pega em Portugal, quase apostava que a típica carantonha matinal lusitana passa a espécie em vias de extinção...Já imagino os diálogos:
"-Bom dia, sra. Dra.?!! Está com muito boa cara!!"
"-Ah, sabes, ando a tomar umas injecções..."
Oh, sim, aquilo é seria boa disposição e amor fraternal no escritório...Mas não brinquemos com coisas sérias, pois anda para aí uma organização terrorista de cegonhas-kamikaze, apostada em fazer em fanicos a rede eléctrica nacional. Ah, pois!!! Mas a mim, ninguém me cala!!!

Sem comentários:

Baú