quarta-feira, setembro 03, 2003

"NÃO NEGUE À PARTIDA UMA CIÊNCIA QUE DESCONHECE"- parte I

Boas noites ao meu fiel auditório e um grande abraço ao pessoal da roda (saudação fraternal entre o selecto clã dos camionistas, para quem não saiba)

Não há nada tão assustador para quem se propõe escrever qualquer coisa, como o deserto branco de uma página A4 por desvirginar. E é terrível quando não se passa mesmo nada pela cabeça, como se do argumento de uma novela da TVI se tratasse. A TVI é, por sinal, o cerne da questão. Sentei-me em frente ao ecrã e, mesmo na linha do horizonte está um placard (1) a rezar o seguinte: "BigBrother-Eles vão pôr tudo a nu". "Porreiro..." -confidenciei aos meus botões- "... já tenho aqui material suficiente para fabricar uma dessas dirt-bombs literárias".

Comecei penosamente a escrever uma, duas, três linhas, com o entusiasmo próprio de um condenado a atravessar o corredor da morte. Na verdade, faltou a paixão. Não sei se era do adiantado da hora, se era disso da Lua nova, ou se estava com dor de cabeça: a verdade é que o assunto não me excitou minimamente e perdi logo ali o apetite. E quando isso acontece –como em outras situações semelhantes- mais vale embainhar o instrumento (de caligrafia, neste caso) e esperar que a luz do dia seguinte faça luz sobre o espírito atordoado e desértico de criatividade. Bem dito, bem feito: o Sol nascente dissipou as minhas angústias.

Sucedeu que fui cumprir o ritual diário da consulta do correio e eis senão quando me deparo com um cartão de visita, rezando o seguinte:

«Grande Mestre Jan Faty

Grande cientista espiritualista, com supermagia negra e branca mais forte, trata e ajuda a resolver qualquer que seja o seu caso de difícil solução, com mais rapidez. Ex: amor, sorte, negócio, emprego, união, prender e desviar, afastar e aproximar pessoas amadas, doenças espirituais, justiças, estudos, maus-olhados, invejas, etc, etc. Lê a sorte, dá previsão de vida e futuro pelo bom espírito e forte talismã.»

Ok, já tinha um delicioso alvo a abater: a astrologia. Acabo de pronunciar a dita palavra e vem-me imediatamente à cabeça a incontornável Alcina Lameiras e a sua mini-saia de meretriz de dois contos de réis. Quem é que não se lembra daquele anúncio hilariante? "Não negue à partida uma ciência que desconhece!", vociferava ameaçadoramente a actriz Alcina, enquanto vendia as virtudes dos seus seviços de cartomância à la carte, servidos via linha telefónica. Esta pérola deixou a sua marca indelével no imaginário publicitário, na linha de clássicos como "Um branco de carapinha não é natural: Restaurador Olex (...)" ou "Bic Laranja, Bic Cristal, duas escritas à vossa escolha" (2). Tadinha da senhora Alcina, a puxar com desconforto os dez centímetros de pano que estoicamente tentavam conferir algum pudor aquele anúncio a transpirar uma discutível sensualidade. Para quem não se lembra do dito apresento as minhas sinceras condolências.
O nosso amigo Grande Mestre Jan Faty (ou J.F., como é conhecido no Mussulo) lava mais branco que o OMO, satisfaz as encomendas mais rapidamente que a UPS e, no meio disto tudo, só não se compromete a curar doenças venéreas e bicos-de-papagaio. Ah, tem também o bom senso de não prometer títulos para o Benfica. Isso sim, seria o cúmulo da ingenuidade...
Gosto particularmente de pormenores deliciosos como "supermagia". Que mais poderá daqui nascer, senhores? Hipermagia? Teramagia? Magia-98- octanas...? Este cavalheiro trata por tu os doze maiores especialistas de supermagia multicolor (3) e sabe mais das lides do oculto que o Nuno Rogeiro das guerras dos Balcãs.

(1) Ainda não me recompus do triste dia em que destronaram impunemente a minha querida Isabel Figueiras, capa da Maxmen com o seu enorme e exuberante par de olhos. Canalhas!!! Vou já mandar lançar uma “super-macumba-com-cogumelos-e-extra-queijo” sobre o sacana responsável...

(2) Para as pitas que lêem isto, isso das Bic eram umas esferográficas muito pobrezinhas, que na altura eram vistas como um expoente tecnológico extraordinário

(3) Mais uma piadola enfadonha sobre o engenheiro Guterres

Não perca o próximo –e último capítulo- desta saga "AstroWars: o Regresso de Faty", num ecrã perto de si.
Deixo ainda um ciber-beijinho à amiga Ana "Alcina" Isabel (quem tiver o e-mail dela, faça favor de me mandar) venerável cartomante e saudosa adversária de infindáveis rounds verbais sobre estas coisas da "Astro-tanga" e derivados.

Sem comentários:

Baú